Autônomos s/ qualquer vínculo empregatício, como faz

edited julho 2013
Boa tarde,

Sou tradutora autônoma, tenho 31 anos e moro com meus pais. Presto serviços para agências de tradução e não tenho nenhum vínculo empregatício com elas. Não emito nota-fiscal. Faço a tradução, entrego para eles e eles depositam o valor referente àquele trabalho na minha conta.
Ganho em média R$2500,00 por mês e não declaro IR, sempre coloco como isento.

Quero viajar para os EUA, estou começando a pensar em fazer o planejamento, seria para o fim do ano ou em março de 2014, mas gostaria de já pedir o visto. A princípio seria para turismo. A única documentação que tenho para comprovar renda é o extrato bancário, por ele dá para ver que teria que declarar imposto, e eu não declaro, isso contaria como ponto negativo para mim, não conta?

Tenho um carro e um terreno em meu nome.

Será que seria mais difícil eu conseguir visto pela minha idade, ser solteira, morar com os pais, e pelo meu trabalho autônomo?

«134567

Comentários

• Olá Patricia, Boa tarde!
    É difícil dar uma posição clara para você sobre seu caso pois as vezes pessoas que tem fortes vínculos não conseguem o visto e algumas que nem trabalham conseguem. Então parece que não existem critérios para conseguir o visto americano.
    Mas veja bem, você não declara imposto de renda mas tem Extratos bancários então já ajuda e você tem que saber o IR é um documento que eles podem solicitar na entrevista que é o que não acontece em 90% dos casos. Pelo fato de você ser autônoma não atrapalha pois no próprio formulário ds160 existe uma opção para escolher "SELF-EMPLOYER".

Sobre o carro no seu nome e terreno não ajudam!  Pois a entrevista é curta então você não teria tempo de explicar esses detalhes, apenas se eles perguntarem.

Olha com a experiência que tenho sobre este assunto posso te afirma que para conseguir o visto hoje, o segredo é se sair bem na entrevista pois conforme disse acima, não existe critério, então pelo seu perfil você tem grandes chances sim de conseguir o visto.

Da uma lida nestes artigos onde explico mais sobre isso.

http://www.vistorapido.com/artigos/dicas-para-entrevista-de-visto-para-os-eua/
    http://www.vistorapido.com/artigos/visto-americano-negado/

Espero ter ajudado, Boa sorte!
  • Boa Noite!
    Estou planejando viajar este ano, eu meu esposo e meu filho. Já inicie o preenchimento da DS 160, informando no mesmo que a viagem vai ser financiada pelo meu esposo, mas estou com dúvida no item WORK - Sou Engenheira Civil, e trabalho como autônoma prestando serviços para diversas empresa, atualmente não tenho rendimento mensal, e estou como dependente do meu marido com relação ao imposto de renda.
    No formulário não encontrei a opção SELF-EMPLOYER, então optei por OTHER, e quando pergunta nome da entidade, coloquei SELF-EMPLOYER, o endereço coloquei da minha casa, e não coloquei renda mensal (does not apply)
    Gostaria de saber se essa é melhor forma de preencher esse item, ou seria melhor citar o nome da empresa q eu presto serviço?
  • Oi Tamara,
    você preencheu direitinho, é assim mesmo que deve ser feito no seu caso.

Boa sorte!
  • Bom dia,

Estou com uma dúvida para prencher o formulario ds-160. Meu marido é produtor rural, autonomo, declara e paga imposto de renda e tem endereço de serviço.No formulário tem a opção agriculture, mas como faço para declarar a renda mensal dele: posso pegar o valor dos rendimentos tributaveis e dividir por 12? ou pego a movimentção bancaria e faço uma media?
  • Melhor Basear no imposto de renda e dividir.
  • Olá Sarah! Tudo bem.

Por favor. Estou com uma grande dúvida com relação ao preenchimento da DS-160.
    Sou autônomo, como microempreendedor, possuo CNPJ, não declaro IR e pago todo mês o SIMPLES (MEI) para manter meu CNPJ ativo, mas nunca emiti nota fiscal.
    Na primeira entrevista tive o visto negado por não possuir em mãos um comprovante de renda (seção 214(b)) e citei no DS-160 uma renda mensal (Monthly Salary in Local C urrency (if employed)) de R$1500,00 (uma estimativa da média mensal).
    Agora estou pesquisando melhor sobre o preenchimento para uma segunda entrevista. Com base nas perguntas acima, devo colocar uma renda mensal (manter os 1500) ou assinalar 'does not apply'?

Muito obrigado!

Atenciosamente,

Dalmo
  • Olá, tenho 17 anos, vou iniciar minha faculdade federal em setembro de 2014, tenho parentes na cidade de orlando e quero visitá-los antes que a faculdade se inicie... pois bem, meu pai é segurança na justiça federal de PE ( até ai tudo bem) e minha mãe é autônoma e não tem carteira assinada, nem declara IPRF... ela ganha em torno me 2.100,00 por mês, será que posso pegar algum formulário que existe na internet dizendo que ela ganha esse valor e e reconhecer firma em cartório? ou só com o DECORE mesmo? o que você acha? ps:. os dois vão custear a viagem
  • Ola Shara,espero que voce possa me ajudar um pouco!Eu ja estive na Europa mas a dois anos cheguei a ser deportada de la,minha pergunta e a seguinte.Devo responder que ja estive fora do Brasil,que conheco outros Paises mas a qustao seria: Sera que tem como eles saberem que fui deportada de la.sendo que nao vou levar esse passaporte com o maldito carimbo?Abracos
  • Olá! Estou iniciando o processo para obtenção do visto para turista para meu marido e eu. Ainda trabalho, mas ele é militar reformado. Dei uma boa lida nas informações de algumas perguntas e não sei como responder sobre o empregador dele, que no caso é a Marinha do Brasil.
    Ah! Ia me esquecendo; já vivemos no exterior e tivemos visto americano por 10 anos, só que com passaporte de serviço.

Grata,

Margareth
  • eu sou autonomo, tenho renda de alugueis, declaroo imposto, ajuda se levar o imposto de renda, juntamente com os extratos da imobiliaria e banco.
  • eu estou na empresa a sete meses,e tiro nota da prefeitura e mando pra empresa para mim poder receber.so que tava na espera deles me registrar, so que sofri um acidente de trabalho ,pois trabalho de moto faço coleta pra eles de segunda a sexta tenho hora pra entrar e sair. quero saber se tenho algum direito, se a empresa tem que me ajudar?
  • edited junho 2014
    Olá! Em relação a questão do autônomo com ou sem segurança de visto americano... Minha esposa e eu, somos Empreendedor individual - MEI aproximadamente uns 4 anos de existência das nossas empresas. Quanto a questão de documentação comprobatória quais seriam? grato pela atenção.
  • Blz gente eu queria saber uma coisa meu pai é autônomo ou seja nao tem renda fixa e minha mae  tambem é, entao minha minha avó estaria me financiando pra mim ir fazer um intercambio de 2 meses de duraçao la, eu queria saber se na entrevista como meu pai é o procurador da minha vó que é idosa e tem renda, IR ,conta corrente contra cheque e tudo mais, se ele poderia estar apresentando esses documentos como ela seria minha " FINANCIADORA " POR exemplo se pode dar alguma coisa de errado por exemplo ou se não lembrando que ele é o Procurador dela.?
  • olá, sou autonomo, não emito nota fiscal, não declarei imposto de renda este ano pois no ano passado minha renda não atingiu o valor necessário, mas tenho extrato do banco mostrando uma renda média nos ultimos 90 dias de 4.200 no mês.... tenho casa e carro, minha esposa trabalha em uma empresa... fiz uma declaraçaõ de autonomo em cartório e tenho carta de clientes provando minha prestação de serviços e quero fazer intercmabio no Canada... já fui aceito na escola canadense.... será que consigo o visto ou eu teria que pedir de uma outra forma?
  • Boa tarde!

Possuo empresa há mais de dez anos e sou autônomo, minha renda mensal gira em torno de R$ 10.000,00. Possuo extratos bancários de seis meses para cá que confirmam a movimentação, tenho IRPF e PJ.  No DS160 declarei que ganho pela empresa. O entrevistador pediu meus documentos da empresa, apresentei e tive o visto negado.

Pretendo refazer a entrevista, posso informar a opção de autônomo não informada no DS 160 anterior? Pois se ele me pedir os extratos bancários tenho como comprovar facilmente?  
  • Estou preenchendo o DS160 e minha esposa e filha irão comigo na viagem. Como declarar minha filha? CHILD ou OTHER PARENT??? Ela é maior de idade.
  • Boa tarde.

Eu nao tenho nenhum tipo de trabalho mas a minha mae esta custiando a minha passagem.
    Isso impede de eu consegui o visto para os Estados Unidos?
    Obrigado.
  • Qual o melhor extrato para tirar?Da caixa eletronica ou com o gerente?
    Obrigado.
  • Olá. Caso a pessoa maior de 18, tenha trabalho autonomo (sem carteira assinada), porém, também estude o que deve colocar??. Iremos passar 15 dias em Miami e Orlando, passando mais tempo em Orlando, neste caso é melhor colocar que o destino será Orlando? ou tanto faz?. Iremos em familia (6 pessoas) podemos passar todos juntos na entrevista??. Vamos tirar visto no início de outubro/2014 e o passaporte da minha cunhada vence em janeiro/2015, será que ela vai ter problema e seu visto negado devido a este motivo??

Obrigada pela ajuda.
  • Olá @Naty, Não tem problema o fato de você trabalhar como autônoma, use o espaço abaixo e insira uma observação que você esta estudando.
    Sobre o local para onde vocês estão indo, tanto faz Miami ou Orlando, mas você deve escolher um e não faz diferença, se colocar que esta indo para Orlando, pode dizer na entrevista que pretendem ir a Miami também.
    Se vocês forem parentes e agendarem juntos, vocês irão fazer juntos sim, mas o agente do consulado pode pedir que seja separado se quiser.
    Recomendo que sua cunhada tire um novo Passaporte, porque de qualquer forma, se ela conseguir o visto, vai ter que renovar o passaporte para viajar.

:)
  • Olá, Sarah! Por favor, tenho as seguintes dúvidas: Meu namorado é americano e pretendo ir aos EUA passar as férias da faculdade em dezembro. Não tenho como comprovar renda, sou estudante e ele irá custear todos os meus gastos com a viagem. O que devo fazer? Devo pedir para que ele faça uma carta-convite na qual irá declarar que arca com todos os custos da minha viagem? E se sim, ele deverá comprovar seus rendimentos também de alguma forma? Se eu não tenho renda e os custos serão pagos por ele, será mais difícil que meu visto seja aprovado? Estou com muitas dúvidas :( espero que possa me ajudar...
  • Olá, Sarah!
    Tenho uma dúvida a respeito do preenchimento, sou formada em Administração de Empresas, possuo a carteira da orde (CRA- Conselho Regional de Administradores) presto serviço para uma empresa de eventos num projeto como de consultoria, não tenho carteira assinada e nem comprovante de renda, eles só depositam por mês em minha conta os dias trabalhados. (O máximo que posso conseguir com eles é uma declaração em papel timbrado e cnpj declarando que presto serviço).
    Faço também pós graduação na Universidade Federal de MInas Gerais ( o que já pode ser considerado um vínculo )

Na hora do preenchimento do DS-160 eu coloco que sou autônoma ou me declaro como estudante?Pois no caso minha tia ira patrocinar minha viagem ( vou descrever isso no formulário);

Parei nesta parte do formulário com esta dúvida, me ajude por favor!
  • Olá Chris,
    Recomendo você inserir no ds160 que você trabalha e levar essa carta de vinculo com a empresa, pois isso já ajuda muito, sobre os comprovantes de renda, você teria pelo menos um extrato bancário?
    No formulário para mulheres não mostra a parte de escola, sendo assim leve a carteirinha da faculdade com sua foto.
  • Oi Sarah. Estou preenchendo o DS e vamos ver se vc me ajuda.

1 -
    Minha namorada é advogada formada, não trabalha porém recebe uma renda vitalícia da Marinha.

Como você acha que eu deveria preencher no caso dela? Preenche com "Not Employed" e corre risco de ter o visto negado ou coloca como "Other" e preenche o "Monthly Income"?

2 -
    No campo de acompanhantes na viagem, preencho os dados dela como "Others"?

Obrigado.
  • @Rodrigo
    Ela deve preencher o formulário de acordo com o perfil real dela.. se não trabalha no momento, deve colocar sim "Not Employed", e explicar que no momento não esta trabalhando mas que é advogada.
    Sobre a relação da viagem, deve colocar Others mesmo.

Good Luck.
  • oi sarah. estou pretendendo ir em dezembro passar as ferias. trabalho em uma empresa de provedor de internet há 6 anos com carteira assinada. oq me aconselha?
  • Boa tarde, pretendo viajar no mês de março e ficar uma semana nos EUA de férias, minha preocupação é que estou desempregada dependo do meu namorado que também não tem como comprovar renda e termino a faculdade este ano. Tenho residência fixa e três filhos morando comigo sendo todos maiores de idade, seria possível conseguir o visto estando desempregada? Alguma dica? :)
Entrar ou Registre-se para fazer um comentário.