Documentos Necessários Para Tirar Visto Chinês

Para dar entrada ao processo do visto chinês, o requerente deve ficar atento à documentação necessária. Existem alguns documentos básicos solicitados em todos os tipos de visto, como o formulário preenchido e com foto, o passaporte, o itinerário, a reserva de passagem e a confirmação de hospedagem. Além desses, a República da China exige documentos específicos para cada categoria, que são os documentos de apoio. A seguir, vamos mostrar os requisitos para os tipos de vistos mais comuns. Lembrando que o passaporte do solicitante deve estar dentro do prazo de validade, que no caso, são no mínimo seis meses.

documentos para tirar visto chinês

Documentação basica:

  • Formulário de solicitação de visto Chinês
  • Foto 3×4
  • Passaporte
  • Reserva de passagem
  • Confirmação de hospedagem

Documentos por categoria:

  1. Visto de Turismo (L)

      Além dos documentos indispensáveis como a passagem de ida e volta, o itinerário e o voucher (ou a carta convite com as informações sobre o convidante, convidado e elementos da visita), para o visto de turismo você deve apresentar um comprovante de renda individual, que pode ser a declaração do imposto de renda, extrato bancário ou contracheque expedido pela empresa onde trabalha.

  2. Visto para estudantes (X1 e X2)

      Necessário apresentar comprovante de admissão (original e cópia) emitido pela entidade educativa da China e o formulário JW201 ou JW202.

  3. Visto para atividade de intercâmbio ou estudos (F)

      Apresentar uma carta convite que será emitida pelo órgão ou indivíduo que requer a sua estadia na China. A carta deve conter informações básicas sobre o convidante na China (pessoa física ou jurídica) e o convidado, além de informações previstas sobre a visita (data, objetivo, e locais a serem visitados). Se o local da hospedagem for residencial ao invés de hotel, o endereço deverá ser informado na carta.

  4. Visto para tripulantes (C)

      Para solicitar o visto para tripulantes você deve apresentar uma carta de garantia ou uma carta convite, que deve ser emitida por uma empresa de transporte estrangeira na China.

  5. Visto de Comércio (M)

      Para o visto de comércio é necessário apresentar uma carta convite emitida pelo parceiro comercial na China (pessoa física ou jurídica) relacionada às atividades comerciais que o solicitante vai desenvolver no país. A carta deve conter os dados do convidante, do convidado, informações sobre a visita (data, objetivo e locais a serem visitados) e fonte financeira das despesas.

  6. Visto para jornalistas (J1 e J2)

      Os jornalistas precisam de uma Carta de Notificação para Concessão de Visto que deve ser expedida pelo Departamento de Imprensa do Ministério dos Negócios da China e um ofício emitido pelo órgão de imprensa que ele trabalha. Estes documentos devem ser expedidos com antecedência ao processo.

  7. Visto de trabalho (Z)

      Para solicitar o visto “Z” é valido qualquer um dos seguintes documentos: Licença do Emprego para Estrangeiros (expedida pela autoridade chinesa competente); Licença do Trabalho para Especialistas Estrangeiros na China emitida pela Administração Estatal de Especialistas Estrangeiros e carta convite; Registro de Representações Residentes de Empresas de países estrangeiros emitido pelas autoridades chinesas de Administração Industrial e Comercial e carta convite; Documento de aprovação para apresentações artísticas ou comerciais emitido pelas autoridades chinesas para assuntos culturais ou carta de convite emitida pelas entidades autorizadas ou ainda carta de confirmação emitida pelos departamentos dos assuntos exteriores dos governos regionais ou municipais; Carta convite para Estrangeiros para Operações Petrolíferas.

  8. Visto para residentes (D)

      Para a residência na China, é preciso ter em mãos o Formulário Confirmativo do Estatuto de Residente Permanente Estrangeiro (original e cópia). Este documento é emitido pelo Ministério de Segurança Pública da China. Lembrando que o requerente deve solicitar a partir da entrada na China, o documento de residência junto à Administração de Entrada e Saída do Governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *