Dicas Para Entrevista de Visto Para os EUA

Olá leitores da VistoRápido,
Após o artigo que fala sobre as principais causas de rejeição do visto. Neste tutorial abordaremos um tema bem interessante relacionado à tão temida entrevista de visto americano com dicas de comportamento e mostraremos também as perguntas mais comuns feitas pelos agentes.

Entrevista-de-visto-para-os-eua-dicas

Depois de ter realizado todo o processo conforme explicamos no post como tirar visto americano chegou o dia de comparecer no consulado para fazer uma entrevista com agente consular. Antes você deve saber que ao contrario de uma entrevista de emprego, a entrevista para visto exige um pouco mais de atenção, pois ela é rápida e o resultado será dito pelo entrevistador logo após as perguntas.
Não existe segredo ou critério para conseguir o visto americano, a decisão do agente consular de negar ou conceder o visto vai depender das intenções e perfil do solicitante onde terá que provar que tem fortes vínculos com o Brasil e que não tenha intenções de morar lá. Exemplo, se você estiver aplicando para o visto de turista e estiver cursando uma faculdade, isso prova que após ir aos EUA você terá que voltar então acaba facilitando a decisão do entrevistador

Perguntas Comuns na Entrevista

Geralmente a entrevista é rápida com duração media de cinco minutos, e as perguntas sempre são curtas e simples, veja abaixo as perguntas mais comuns na entrevista;
Qual sua idade?
Qual sua renda?
Qual sua profissão
O que seus Pais fazem?
Para onde vai?
Quem Esta pagando sua viagem?

Como se Comportar e o Que Responder

Chegou a hora do momento mais importante de todo o processo e espero que estas dicas ajudem você em sua solicitação. Primeiramente vamos falar no que se vestir porque muitas pessoas exageram para passar uma boa imagem, recomendamos ir bem vestido, bem arrumado, vista a melhor roupa que fica bem em você sem exagerar, aquela que você se sinta confortável.
Vamos resumir aqui as principais dicas para entrevista.

Não Fique nervoso – Nem precisa falar muito né, alias não ficar nervoso vale para qualquer tipo de entrevista.
Respostas curtas – Jamais fica detalhando quando for responder, se o agente perguntar para onde vai, responda sem ficar simplificando.
Não faça gestos e nem olhe para os lados – O entrevistador pode pensar que você esta nervoso e isso não passa confiança
Não minta – Pois quando pessoas mentem, elas demostram sinais de nervosismo e se os agentes perceberem, já era. Além disso, você pode correr o risco de ter futuros problemas para conseguir o visto ou entrar nos Estados Unidos.
Mostre os documentos apenas se for solicitado – Garanto que se você seguir os quatro passos acima, o agente nem te pedirá documentos, e recomendo mostrar apenas se for solicitado.

Alguns agentes iniciam a entrevista de forma simpática, ou ate com brincadeiras, mas mesmo assim saiba dos seus limites, quando ele fizer a primeira pergunta onde no geral são as que colocamos acima, responda com segurança sem alterar o tom da voz, seja calmo e coerente, pois será neste momento que você deverá passar confiança.
Não pense que só porque você faz faculdade e tem uma renda alta significa que conseguirá o visto, todos os dias há casos de pessoas deste perfil tendo seus vistos negados, e de pessoas desempregadas tendo seus vistos concedidos, então o fator principal é convencer o entrevistador consular.
Aplique as dicas acima na sua entrevista e garanto que a ultima coisa que você ouvirá do agente consular será “Visto Concedido”.

Dúvidas? Faça sua pergunta em nosso fórum sobre visto americano
Abraço e boa sorte!

616 Comentários

  • Amanda disse:

    Olá boa noite! Vim compartilhar com vcs sobre minha entrevista que foi em Sp, dia 04/05/15.
    Bom galera, acompanhei todos os depoimentos, tive inúmeras dúvidas, medos…e realmente é bem intimidadora a “entrevista”. Mas quero primeiramente parabenizar o site e todos os colaboradores, pois foi de grande ajuda para mim!
    Bom primeiro fui no casv, demorou umas 2 hrs e meia, no outro dia consulado entrevista…gente uma super dica Não levem celular, carregador, fone de ouvido… Não entra, eu já havia lido que não podia mas acabei levando vai que …rss não entra mesmo! Tive que pagar para guardar meu cel em uma cabine do outro lado da rua.
    Mas vamos falar do que interessa a entrevista: Fiquei muito nervosa e ansiosa até pq minha passagem já estava comprada….Vi muitos vistos serem negados. Li bastante aqui no site de depoimentos de pessoas que conseguiram e das que não conseguiram…realmente a dica mais valiosa: Nunca minta! Em hipótese alguma!
    Sobre os documentos junte o máximo que puder, mas para aqueles que como eu não tem como comprovar renda, não movimenta conta em banco, não tem nada que comprove vínculo, vai na fé como eu fui..eu trabalho tenho um salário razoável, mas sem vinculo, isso super me preocupou, então levei contrato de aluguel, levei registro da Mei… Levei o passaporte do meu namorado que têm Visto, comprovantes de renda, enfim uma porção de documentos, e fiquei super i segura, mas o que realmente vale na hora é: o Agente, suas informações baterem com as quais vc preencheu e a tranquilidade que é quase impossível, mas é o que mais conta!
    Na minha vez, o agente me cumprimentou:
    Ag:bom dia.
    Eu: bom dia!
    Ag: para onde vai?
    Eu: orlando
    Ag: com quem?
    Eu: meu namorado!
    Ag: o que vc faz? Quanto ganha?
    Eu: trabalho x e ganho x
    Ag: visto aprovado! Boa viagem!

    Não me pediu nenhum documento além do passaporte!

    Já a moça que estava ao meu lado teve o visto negado, ela entrou em desespero começou a tirar os doc. Da pasta antes do agente pedir…acho que isso a preojudicou…. Isso pq lá tem avisos de somente entregar o que o agente solicitar…
    Bom gente desculpa pelo enorme texto….espero que ajude, pois muitos aqui me ajudaram! Super bjo e boa sorte para quem for tirar!
    E mais uma vez parabéns pelo post, pelo site e pela dedicação e boa vontade de ajudar! Bjs

  • Alcino Humberto disse:

    Oi Landara, tudo bem?
    Pretendo ir para Boston e Nova Iorque à turismo no meu período de férias do trabalho, que vai de meados de maio até metade de junho. Tenho um irmão que mora lá legalmente, só que ele está vindo a passeio antes desse período e pretendo viajar para lá com ele quando ele voltar. Posso mencionar no DS 160 que estou indo a turismo e que ficarei na casa dele, e que ele será meu guia?
    Obrigado!

  • Pâmela disse:

    Leandra, estou com a entrevista para o visto marcada para sexta dia 8, estou um pouco nervosa, sou Formada em Recursos humanos e coloquei que sou coordenadora de RH tenho uma uma renda 2000 reais e estou indo visitar NY e ficar por 10 dias e ficar na casa de um primo que e legal no pais, e serei eu mesmo que vou custear toda a minha viagem, minha duvida que meu extrato não esta com um valor muito alto 6mil reais mas a pretenção da viagem no formulario e para outubro de 2016 vc acha que tenho chance?

  • Estela Santos disse:

    Oi landara ve se você pode me orientar trabalho como autônoma o que devo fazer pra provar minha renda??

  • Gilberto Lima disse:

    Boa tarde Landara, primeiro queria parabenizar pelo site, ótima qualidade e excelente vontade de vcs de nos ajudar.
    Então eu to querendo tentar meu visto para passeio, sou de minas mas moro no rio com minha mãe e meu padrasto, não tenho renda nenhuma, meu padrasto que tem e iria bancar minha viagem, gostaria de saber se com a declaração de renda dele, sendo meu padrasto, eu consigo. Desde já obrigado.

  • fernanda david disse:

    landara meu pai viveu 10 anos ilegal nos eua mas ja faz 5 anos que veio embora e ja tentou o visto novamente mas nao conseguiu so pode tentar novamete em 2019.vc acha que isso pode me prejudicar pra conseguir o meu visto?

  • Yonara disse:

    Bom dia, Landara.
    Ouvi dizer que funcionário público tem maior chance de ter o visto concedido. Procede esta informação?

  • Yonara disse:

    Bom dia, Landara.
    Ouvi dizer que funcionário público tem maior chance de ter o visto concedido. Procede esta informação?

  • Gabriel Gonçalves disse:

    Boa noite Landara, tudo bem?
    Tenho 17 anos, faço faculdade e gostaria de saber se sou eu ou meus pais que vao fazer a entrevista.
    obrigado

  • Lucas disse:

    Olá quero passear nos EUA,só que quem vai bancar a viagem n tem nenhum vínculo famíliar.tem algum problema?Como comprovo isso na entrevista?obrigado

  • Murilo Silva disse:

    Boa tarde Landara, minha mae mora em boston, agendei minha entrevista ganho 2 mil no contra cheque e quem vai pagar minha viagem é meu padrasto mais eles tem green card, tenho chances de ter meu visto aprovado??

  • Guylherme Oliveira disse:

    Oi Landara,

    Minha mãe que irá custear minha viagem para Orlando, no caso ela é autônoma, trabalhamos com aluguel de apartamentos, gostaria de saber, se com o contrato de aluguel, posso comprovar a renda dela ?

  • Tainnara Alves disse:

    Oi Landara.Gostaria de saber se ao solicitar visto de estudante posso alegar que vou ficar na casa de conhecidos durante o curso?

  • Rogerio fernandes do carmo disse:

    boa noite Landara,tentei meu visto no rio de janeiro a 3 anos e foi negado,agora quero tentar em sao paulo sera q pode ter algum problema?

  • Gian Rodrigo disse:

    Ola Landara boa noite,td bem,quero saber com vc,se tenho chances de tirar meu visto,pois tenho terreno em meu nome,carro em meu nome,esta td quitado,e comprei um Ap,claro para pagar em 35 anos,mais enfim e meu e estou esperando chegar os documentos do Ap,e trabalho tbm,ganho 2.100 reais chances boas para mim,boa noite…

  • Yan disse:

    Bom Dia Landara,
    Estou desempregado,e nao declaro IR, tenho21 anos,solteiro,tenho uma filha aqui no Brasil,estou fazendo faculdade, possuo um imovel em meu nome,estarei viajando sozinho para visitar minha avo que mora legalmente nos USA,um amigo vai pagar minha passagem,sera que eu consigo visto sem IRPF?obrigado.

  • JOHNATAN disse:

    ola landara,quero tentar um visto de estudante,alegando que irei fazer um curso de inglês,tenho uma amiga legal nos estados unidos,posso alegar que irei ficar na casa dela e ela ira custear o meu curso? quais as chances de conseguir?

  • Maria disse:

    Olá Landara eu tentei tirar o visto uma vez mais foi negado, tenha uma irmã que mora e é casada nos Estados Unidos, ela já tem a Cidadania, eu trabalho meu salário é 1.500, são eles que vão bancar minha viagem. você acha que tenho chance?

  • Patricia Silva disse:

    Oi

    Eu quero ir pra NY a passeio. Mas não estou trabalhando, não registrada. Isso influência eles pedem extrato de banco ou coisa do tipo?

  • Victoria disse:

    Hi, entao se nao tem uma boa renda ė dificil conseguir tirar o visto?

  • Lúcio Flávio disse:

    Bom dia Landara. Sou funcionário público, foi viajar nas minhas férias, já sei a data da ida e da volta. Queria saber se devo informar para qual cidade estou indo, tipo estou indo a convite de uma amiga que mora em Palm Beach. Seria importante falar isso?

  • Fernando disse:

    Boa tarde Landara, eu já tive um visto negado a 8 anos atrás. Vou tentar novamente. Devo dizer no formulário que já tive visto negado alguma vez ou não?

    Outra pergunta, eles guardam isto em algum banco de dados? As tentativas?

    Obrigado

  • BRUNO disse:

    Boa tarde Lan, 18 anos, não trabalho e não estudo, tenho familiar de primeiro grau nos eua, minha mae é autonoma com renda de 5.000. Oque me diz?

    • Boa tarde Bruno.
      A renda de sua mãe é boa sim, mas ela terá que comprovar de alguma forma esse valor.
      E com relação a parentes nos EUA se não for pai, mãe filho e irmãos não precisa está informando isso no formulário.

  • francielly2208@gmai.com disse:

    Olá boa tarde Landara!
    Tenho muitas duvidas, mas a maior e que será que eu consigo o visto sem ter renda e nem emprego ou nada em meu nome no Brasil? só que meu irmao vai custear minha viagem. Tenho um casal de amigos que mora legalmente e trabalho lá. O motivo da ida turismo mesmo não pretendo ficar mais do que 15 dias.

    • Boa tarde Francielly,
      sua situação é bem delicada, pois o que mas vale para o consulado é ter renda e vínculos com o Brasil.
      Não é bom informar que tem conhecidos nos EUA, pois isso pode dificultar ainda mais a obtenção do visto.

  • Fernanda disse:

    Boa tarde Landara,
    Adorei as dicas. Vou tirar meu visto, mas a minha renda é de 1.460,00, tenho o carro no meu nome tbm mas quem vai bancar sera meu padrasto. Será que consigo o Visto?

  • Ana Paula disse:

    Boa noite, Landara. Td bem? Adorei as dicas, deu tudo certo com meu visto. Segue abaixo minha experiência.
    Minha entrevista estava marcada para ontem ás 09:00 no Casv e 11:30 no consulado em Brasília. Sou de Goiânia e cheguei faltando 10 minutos do meu horário no Casv. Foi tudo muito rápido. Quando saí de lá, fui direto pra embaixada. Como cheguei com bastante antecedência, tive que aguardar. Estava cheio, creio eu que devido aos problemas que tiveram nos últimos dias. Pois bem…passei por 3 filas, ás 11:35 já estava na última que dá acesso aos guichês onde se é feita a entrevista. Durante a espera na fila, notei que tinha um agente que sempre pedia documentação e que fazia mais perguntas que os outros. Desejei não ter que ser atendida por ele…rs. Certo, veio um rapaz educado e me direcionou ao guichê de número 4. Advinha quem era o agente ?!? Ok…que seja o que Deus quiser. Na minha frente tinha duas pessoas, a que já estava sendo atendida era uma mulher mais velha, que sem ser perguntada, disse que tem duas filhas americanas que atualmente mora nos EUA. Pronto…daí ele começou o bombardeio de perguntas pra ela, onde trabalha, onde mora, pediu vários documentos e depois de digitar algo pediu que ela voltasse a se sentar e que aguardasse ele a chamar novamente. (Não sei se deu certou ou não pra ela). Logo após chamou a moça que estava na minha frente, foi super rápido com ela. Visto aprovado. Minha vez!!! Pensei: Já que estou aqui…bora lá.
    Agente : Bom dia! Td bem?
    Eu: Bom dia, td bem!
    Ag: Passaporte?
    E: Entreguei..
    Ag: Coloque a mão esquerda, por favor.
    Ag: Pra onde vai?
    Eu: Miami
    Ag: Ok. O que vc faz:
    Eu: Trabalho como desenhista e sou estudante.
    Ag: Certo. Qual o seu salário?
    Eu: Recebo xx
    Ag: Certo. Por favor, seus contracheques??
    Eu: Mostrei os 3 últimos, olhou rapidamente e me devolveu.
    Ag: Com quem vc irá viajar?
    Eu: Com uma amiga.
    Ag: Ok. Visto aprovado. Boa viagem! Eu: Obrigada!!! rsrs
    Graças a Deus, deu tudo certo.
    Essa foi minha experiência, o segredo é não demonstrar nervosismo. (Fazer uma oração, uma promessa e pedir a Deus que o cônsul vá com sua cara). rsrsrs…eu fiz.
    Me Desculpem pelo tamanho do texto.
    Obrigada!!!

  • Lycia disse:

    Oi gente! Qdo marquei a data do meu visto resolvi fazer uma busca na internet procurando depoimentos de pessoas que passaram pelo consulado Americano para que eu pudesse ter uma noção de como seria…esse site foi o mais completo que achei e me baseei muito nos relatos que achei aqui e resolvi deixar minha experiência registrada também…

    Então marquei como opção o consulado de Recife o CASV para dia 01/7 e Consulado dia 02/07, no CASV foi bem tranquilo cheguei com antecedência de quase 1 hora mas eles chamaram na hora certinha lá tiram a digital e foto pode entrar com o cel desligado e não entra com mochila ou mala.

    No consulado também não adianta chegar mais cedo pq não entra mesmo como meu horário era as 13:15 as 13 hs entrei passei pela revista (não levar nada pq não entra) e fiquei esperando chamar pelo meu nome, levei quase minha casa inteira de docts e não me pediram absolutamente NADA. As únicas perguntas foram : Minha Profissão e em que eu trabalhava. Não mintam e demonstrem tranquilidade. Espero ter ajudado assim como os depoimentos anteriores me ajudou.

  • Jamilly Rebouças disse:

    Vou deixar minha experiência e da minha prima, a minha é a do meu esposo foram aprovados e da minha prima negado. Bem, fizemos ontem em Recife, quero agradecer o Visto rápido porque eu fiz a Ds sozinha, sem saber inglês só seguindo as orientações do site e deu tudo certo. Marquei o meu é do meu esposo juntos como família, no cais foi muito rápido ao todo , espera e fotos foi apenas 15 minutos e na entrevista tudo foi 30 min. as perguntas foram: ag. Bom dia, nós: bom dia, Ag. São casados? Nós :sim, ag: fazem o que? Meu marido: sou veterinário, eu: sou analista de comunicacao( lá na Ds não tinha opção publicitária), ag tem filhos: nós: sim, e o ag sorriu e disse: ele não vai viajar? , nós: ele só tem dois anos, vai ficar com a avó, ele sorriu novamente e disse conhece alguém nos Estados Unidos? Nós não. Ag: já viajaram para os Estados Unidos? Meu marido : não é eu sim só uma vez. Coloquem as digitas, sorriu e disse visto aprovado. Gente, não ter erro, TEM QUE PRRENCHER BEM A DS NÃO FICAR NERVOSO E RESPONDER COM CALMA O QUE ELE PERGUNTAR DE ACORDO COM A DS. ESCREVEU NA DS RESPONDA IGUAL. Minha prima, foi NEGADO, ela ficou arrasada, pagou um DESPACHANTE DE GOIÂNIA (somos de Fortaleza) o cara sacanear com ela e olha que é de uma agência conhecida, ela fez o rascunho da DS , colocou que ia fazer turismo em nova Iorque, elegeu a DS, a instruiu falar somente a verdade, ela pediu a cópia da DS p estudar ele mandou ela estudar pelo rascunho dela. Ela foi bem na entrevista e na última pergunta vc vai p onde? Ela para nova Iorque, e a cônsul aqui tem CALIFÓRNIA, infelizmente seu visto foi negado. O cara fdp mudou o local para CALIFÓRNIA E NÃO AVISOU A ELA, ela pagou 350,00 reais a ele e foi negado, e ele teve a cara de pau de dizer que mandou um áudio p ela no WhatsApp avisando que ele tinha mudado , mentira ela viajou com a gente é ele não mandou nada, rainha disse q tinha mandado a DS p o e-mail dela, mentira tb. Gente CUIDADO COM DESPACHANTE, só faça com gente de confiança e SEMPRE SEMPRE SEMPRE PEÇAM A CÓPIA DA SUA DS, PQ O QUE ELE ENVIAR DEVE SER RESPONDIDO. Espero ter ajudado.

  • elder farias disse:

    oi galera venho tb agradecer pelas dicas hj fui ao consulado e fui a entrevista do visto, po não precisa ficar nervoso foi muito tranquilo outra dica não leve chaves celulares ou algo q seja de metal pois não entra de jeito nem um e minha entrevista me perguntaram minha idade, o que eu fazia (trabalho) quanto tempo de trabalho pra onde eu iria e quem custeou minha passagem e só muito rápido e consegui meu visto em forma de retribuir deixo minhas dicas tb, mais uma quando vc for agenda o visto vc precisa antes fazer a foto e a biometria das digitais então não marque no mesmo dia pois implicara e demora muito pra processar os dados e vc perde muito tempo então agende para um dia a biometria e a foto por q com esses dados q vc precisa para fazer sua entrevista e no outro dia agende o visto todo fica mais rápido e mais fácil

  • Gabriel Lagares disse:

    Oi Landara, eu tive o visto negado duas vezes por aquele motivo que todo mundo tem, acho que é 214b, mas isso foi em 2004 e eu não tinha qualquer condição financeira favorável e nem vínculos fortes com o país, além disso, eu tinha 23 anos, escrevi uma coisa no formulário e na entrevista falei outra, enfim, inexperiente total. Hoje eu sou empregado público, advogado, possuo o meu imóvel (é financiado) e já tenho 33 anos. Não tenho motivo algum para ficar por lá, sendo assim, eu tenho três dúvidas que você ou outra pessoa experiente pode me ajudar: eu não me lembro mais o que preenchi nos formulários da época, será que vou ter problemas se hoje preencher coisas diferentes? Tenho que informar que tive o visto negado naquela época? Caso positivo, vou precisar de me recordar o motivo? Será que tenho mais chances agora? Obrigado. Abraço.

  • Charles R Costa disse:

    Bom pessoal, fui eu e minha esposa lá hoje…na verdade ontem ela teve que ir no casv e eu hoje, e ela a entrevista também. Muita bobagem escrevem nos blogs e tals…só pondo pilha e medo mesmo. No casv entra com celular mas DESLIGADO, tinha gente entrando de bolsa e mochila, e apesar do nos termos chegado com muita antecedenica, tipo 2 horas, deixaram entrar e antecipar. A mesma coisa na embaixada pra entrevista, horario com 3 horas antecipadas, deixaram entrar sim. Lá na embaixada a parada é outra, não entra com celular mesmo desligado, tem que deixar em guarda volumes. Todos falam portugues meio enrolado e são educados. Façam sua parte, não mintam e boa sorte.

  • Flávia disse:

    Bom… Fiquei surpresa com a minha entrevista. Eu e meu esposo chegamos ao consulado, fomos atendidos como prioridade, pois tenho um bebe de 1 aninho. Estávamos esperando várias perguntas, mas o que ouvimos foi:
    Bom dia.
    Bom dia.
    Primeira vez para o exterior?
    Sim
    Ok. Visto aprovado. Boa Viagem
    Super felizzzz.

  • RICARDO MELO disse:

    Não poderia deixar de falar a minha experiencia na minha entrevista no consulado no dia 21 de julho de 2015 em Brasília. Eu e minha noiva chegamos ao local as 9:00 da mnhã e já entramos deixamos nosso passaporte na entrada para eles fazerem um chek-in e fomos sentar… passou-se uns 40 minutos eles nos chamaram (pessoal uma coisa que percebi e que quando você vai de casal ou com toda família para entrevista eles liberam mais fácil, não fazem muitas perguntas), daí fomos pra fila pegamos um entrevistador muito educado, ai eles nos perguntou….

    Ricardo e Thuany… nós … Sim
    Pretendem ir pra qual lugar no EUA…. Miame
    Quantos dias …..10
    Qual a relação entre vocÊs dois?… Noivos (ele nos ajudou ainda e disse: certamente vão para lua de mel? e nós .. sim rsrsrsr)
    Perguntou se minha noiva estudava. ela sim
    qual curso..
    perguntou qual era o meu trabalho…
    perguntou se eu faço faculdade… sim e falei o curso

    Dai ele fez exatamente essas perguntas e mais nadaaaaaaaaa…
    deo ok no computador e falou….. Seus vitos foram aprovado uma boa viagem..

    fiquemos muitos felizes em ter sido aprovado, muitos foram reprovados. Mostre clareza e frieza com os agentes eles percebem tudo seja firme.
    Parabéns ao site tirei uma base muito boa obrigado pela força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>