Dicas Para Entrevista de Visto Para os EUA

Olá leitores da VistoRápido,
Após o artigo que fala sobre as principais causas de rejeição do visto. Neste tutorial abordaremos um tema bem interessante relacionado à tão temida entrevista de visto americano com dicas de comportamento e mostraremos também as perguntas mais comuns feitas pelos agentes.

Entrevista-de-visto-para-os-eua-dicas

Depois de ter realizado todo o processo conforme explicamos no post como tirar visto americano chegou o dia de comparecer no consulado para fazer uma entrevista com agente consular. Antes você deve saber que ao contrario de uma entrevista de emprego, a entrevista para visto exige um pouco mais de atenção, pois ela é rápida e o resultado será dito pelo entrevistador logo após as perguntas.
Não existe segredo ou critério para conseguir o visto americano, a decisão do agente consular de negar ou conceder o visto vai depender das intenções e perfil do solicitante onde terá que provar que tem fortes vínculos com o Brasil e que não tenha intenções de morar lá. Exemplo, se você estiver aplicando para o visto de turista e estiver cursando uma faculdade, isso prova que após ir aos EUA você terá que voltar então acaba facilitando a decisão do entrevistador

Perguntas Comuns na Entrevista

Geralmente a entrevista é rápida com duração media de cinco minutos, e as perguntas sempre são curtas e simples, veja abaixo as perguntas mais comuns na entrevista;
Qual sua idade?
Qual sua renda?
Qual sua profissão
O que seus Pais fazem?
Para onde vai?
Quem Esta pagando sua viagem?

Como se Comportar e o Que Responder

Chegou a hora do momento mais importante de todo o processo e espero que estas dicas ajudem você em sua solicitação. Primeiramente vamos falar no que se vestir porque muitas pessoas exageram para passar uma boa imagem, recomendamos ir bem vestido, bem arrumado, vista a melhor roupa que fica bem em você sem exagerar, aquela que você se sinta confortável.
Vamos resumir aqui as principais dicas para entrevista.

Não Fique nervoso – Nem precisa falar muito né, alias não ficar nervoso vale para qualquer tipo de entrevista.
Respostas curtas – Jamais fica detalhando quando for responder, se o agente perguntar para onde vai, responda sem ficar simplificando.
Não faça gestos e nem olhe para os lados – O entrevistador pode pensar que você esta nervoso e isso não passa confiança
Não minta – Pois quando pessoas mentem, elas demostram sinais de nervosismo e se os agentes perceberem, já era. Além disso, você pode correr o risco de ter futuros problemas para conseguir o visto ou entrar nos Estados Unidos.
Mostre os documentos apenas se for solicitado – Garanto que se você seguir os quatro passos acima, o agente nem te pedirá documentos, e recomendo mostrar apenas se for solicitado.

Alguns agentes iniciam a entrevista de forma simpática, ou ate com brincadeiras, mas mesmo assim saiba dos seus limites, quando ele fizer a primeira pergunta onde no geral são as que colocamos acima, responda com segurança sem alterar o tom da voz, seja calmo e coerente, pois será neste momento que você deverá passar confiança.
Não pense que só porque você faz faculdade e tem uma renda alta significa que conseguirá o visto, todos os dias há casos de pessoas deste perfil tendo seus vistos negados, e de pessoas desempregadas tendo seus vistos concedidos, então o fator principal é convencer o entrevistador consular.
Aplique as dicas acima na sua entrevista e garanto que a ultima coisa que você ouvirá do agente consular será “Visto Concedido”.

Dúvidas? Faça sua pergunta em nosso fórum sobre visto americano
Abraço e boa sorte!

766 Comentários

  • Maurício disse:

    Tenho uma dúvida… Estou querendo viajar para Jacksonville em outubro, tenho um amigo lá (ele é americano), e irei ficar hospedado na casa dele. Na momento dá entrevista para o visto devo dizer que irei ficar hospedado na casa deste meu amigo, ou é melhor dizer que vou me hospedar em um hotel?

  • Maria disse:

    Olá!! Tenho 16 anos e estou marcando com algumas amigas para comemoramos nossa formatura em Miami, na época da viagem terei 17, serei a mais nova da turma, as outras são maior de idade. Não vou estar mais na escola, estarei esperando o resultado do vestibular. Meu visto pode ser negado porque pode parecer que eu estou indo lá atras de uma faculdade? Dificulta também eu estar indo sem meus pais? Queria tentar o visto antes de comprar a viagem para não sair no prejuízo se não conseguir, o que você acha? Viagem em Dezembro/2017

  • Aline G. A. disse:

    Bom dia! Tenho uma dúvida, eu tenho que apresentar um trabalho da faculdade (faço pós graduação em Fisioterapia) em um congresso em WASHINGTON DC. Como nunca viajei nem para fora do meu país, meu namorado irá comigo. Ele trabalha em uma empresa há 10 anos, é encarregado de expedição e tem renda fixa, um apartamento, carro e moto. Meu pai é sócio de uma empresa e vai pagar toda a viagem, tanto pra mim quanto pra ele. Será que eu coloco que meu pai quem custeará todas as despesas tanto minhas quanto dele ou no dele seria melhor que ele mesmo quem pagará a viagem dele? Tenho receio deles acharem que ele não tem vínculo por não pagar as despesas dele… e ele tem uma filha de outro relacionamento, ele deve mencionar isso na hora da entrevista?

    • Sarah Amelia disse:

      Aline, é melhor cada um colocar que vai pagar por sua viagem. Esses casos que outras pessoas irão pagar é mais recomendado para crianças, então para melhores resultados, coloque que cada um irá pagar.

  • Regiane disse:

    Bom dia,

    Para colocar como custeador da sua viagem vale até que grau de parentesco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *