Como Tirar Visto Canadense Tutorial

Olá leitores, sejam bem vindos a nossa página!
Nesse tutorial irei mostrar para vocês o passo a passo de como solicitar um visto para o Canadá. Diferente do processo de obtenção do visto americano, o visto canadense não exige entrevista, permitindo assim que o solicitante realize o processo todo on-line.

tutorial para tirar visto canadense

Tutorial baseado para o visto de turista e estudos até 6 meses.
No Canadá é permito estudar com o visto de turismo, desde que o curso não ultrapasse o período máximo permitido que é de seis meses. Ou seja, se você esta pensando em ir ao Canadá para fazer um intercambio rápido (até 06 meses), pode aplicar para o visto de turista sem problema nenhum.
Antes de iniciar o processo é necessário que você tenha um passaporte válido, e que se possível com validade considerável, pois o visto será válido ate a data de validade do passaporte. É importante ressaltar também que o tempo de permanência do visto de turista no Canadá será determinado na imigração, mas no geral é de 6 meses.

1º Passo

Preencher os formulários necessários

Formulário IMM5257E (formulário individual necessário para todos os solicitantes).
Formulário IMM5645E (Formulário de informações famíliar, necessário para todos os solicitantes)

Formulário IMM5713E (Formulário de autorização, necessário para famílias onde todos os solicitantes assinam).

2º Passo

Criar uma Conta GCKEY on-line

Após o preenchimento dos formulários, é necessário criar uma conta on-line para iniciar a obtenção do visto canadense.
Confira nosso artigo onde explicamos como criar uma conta para solicitar visto canadense on-line.

3º Passo

Teste de Elegibilidade

Depois de criar sua conta on-line é necessário que você faça o teste de elegibilidade, são algumas perguntas que define se você tem o perfil solicitado pelo Governo do Canadá e ao final do teste você ficará sabendo se é ou não elegivel para se candidatar.
Visite o nosso artigo sobre teste de elegibilidade.

4º Passo

Lista de documentos

Se você for elegivel para se candidatar, o próximo passo será responder outro questionário no site, pois é a partir dele que o Consulado irá definir quais documentos serão necessários para seu processo.
Veja o artigo sobre documentação para o visto canadense.

5º Passo

Fazendo Upload dos Documentos Solicitados

Agora que você já sabe quais documentos são necessários e já organizou todos, você deverá anexar eles no site no formato correto e em um único arquivo.
Confira nosso artigo sobre como enviar os documentos para tirar visto canadense.

6º Passo

Pagar a Taxa do Visto

Depois de fazer o upload dos documentos solicitados no site, é necessário pagar a taxa do visto canadense no valor de $100 (dólares canadense) por solicitante. Só é possível realizar esse pagamento através do cartão de crédito. Veja nesse artigo o passo a passo de como fazer o pagamento da taxa do visto canadense.

7º e último Passo

Enviando o Passaporte quando o Visto é Aprovado

Após o pagamento da taxa, o Consulado tem de 8 a 20 dias úteis para responder a sua solicitação no site. Eles respondem através de uma carta anexada em seu processo. Se o visto for aprovado, você deverá seguir alguns passos ensinados nesse artigo de como enviar o passaporte.

78 Comentários

  • Camila disse:

    Gostaria de saber se pra quem possui visto americano de turismo e mais fácil conseguir o canadense ?
    Estou nos EUA a passeio e gostaria de ir ao Canadá. Porém não tenho como comprovar renda.

  • Lisandra disse:

    Olá, Sarah!
    Excelente seu site! Já conhecia, pois utilizei o ‘passo a passo’ quando precisei renovar meu visto americano meses atrás.
    Agora vou começar a preencher os formulários para o visto canadense, mas não consigo encontrar onde estão… Tem algum link que direciona para eles? Estão na página do Consulado Canadense?
    Obrigada pela atenção!

  • Rosângela disse:

    Boa tarde,

    Estou tentando tirar o visto pro meu companheiro e eu irmos ao Canadá. Ele já tem o passaporte e eu estou tirando o meu. Pergunto: 1) como vamos viajar juntos, é necessário o pedido de visto ser feito ao mesmo tempo pros dois ou podemos fazer o pedido pra ele e depois pra mim? 2) Onde acho os formulários que você citou no passo 1 deste artigo para preencher?
    Aguardo sua resposta e desde já agradeço.

  • Rodrigo Coutinho disse:

    Olá, uma dúvida: Posso enviar a certidão de casamento em português mesmo? Ou é necessário traduzir?

  • Tatah disse:

    Olá,
    Vou fazer uma viagem à turismo para NY e gostaria de ir também à Toronto. Ainda não agendei o visto americano e gostaria de solicitar antes o visto canadense (pela oscilação do dólar americano e por não precisar agendar uma data imediata para comparecer à uma entrevista consular canadense). Como apesar de mais cômodo, devido à logística do envio do passaporte acredito que seja melhor resolver a questão do visto canadense primeiro. Tudo bem eu tirar primeiro o visto canadense e depois o americano? Devo mencionar o itinerário da minha viagem nos formulários?

  • Brunna Duarte disse:

    Boa tarde! Gostaria de saber se quando enviamos a documentacao para o consulado Canadense. Eles podem exigir antes de conceder o visto, um roteiro de viagem e ter que apresentar as passagem ja pagas?

  • Nicole disse:

    Boa noite.
    Compramos hoje passagem para Toronto em Setembro.
    Eu e meu namorado temos visto americano, mas o meu passaporte ainda está na imigração americana, pois tirei essa semana.
    Queria saber quanto tempo demora para sair o visto canadense de turista?
    E em relação aos formulários, fomos iniciar os processos agora e ficamos muito na dúvida se realmente temos que preencher esse formulario:
    1. Application for Temporary Resident Visa [IMM 5257] (PDF)
    http://www.cic.gc.ca/english/pdf/kits/forms/IMM5257E.pdf

    Desde já agradeço!!
    Abraço

  • Joelma Oliveira disse:

    Ola! muito bom o tutorial. Vamos em 3 pessoas (eu, meu marido e filho). Eu ja fiz todo o preenchimento de formulários, ja fiz o upload de tudo no site e não aparece um botão “next” para dar prosseguimento e pagar a taxa. Voce saberia dizer o motivo? Como faço para prosseguir?
    Obrigada

  • ANDERSON BITTENCOURT SOZA disse:

    Muito bom o site! Se puder me ajudar com a minha questão, agradeço: Caso eu ainda não tenha a passagem comprada para Otawa e nem uma escola de intercambio contratada durante o pedido de VISTO CANADENSE, corro o risco de não conseguir o VISTO? Na minha lógica só vou comprar passagem e pagar escola após tenha me sido concedido a licença de entrar no País. Qual a melhor estratégia? Tem muita diferença?

  • Hesdrya disse:

    Envie o passaporte hoje 13 de Outubro quanto tempo leva para devolução?

  • Felipe disse:

    É necessário enviar extrato bancário dos últimos 3 meses ou apenas apresentando o meu IR e o contrato social da minha empresa é o suficiente?! Estou na dúvida pois nesse fim de ano esses 3 últimos meses o saldo não está positivo. Desejo ir à turismo ano que vem.

  • pedro leite disse:

    A assinatura dos documentos deve ser a mão ou com assinatura digital?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *